segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Identificar o Ano de Fabricação de sua Monark

Os números de série das Monaretas se localizam na parte superior do quadro, logo abaixo do banco.

O ano do chassi é identificável pelos caracteres dos extremos do mesmo. Para a leitura, devem ser seguidas as seguintes convenções:

A regra é simples, se a numeração começar com UMA LETRA (verificar ChangeLog Abaixo na data de 11.02.2019), é década de 1980..
A = 80
B = 81 etc...

Se começar com número, o primeiro número é o ano de produção, e a década é 70

1 = 71
2 = 72
3 = 73 etc...


Para facilitar a sua vida, clique abaixo e informe o número do quadro de sua monareta



Estas informações foram retiradas de forum Pedal.com.br

Encontrou alguma falha? discorda de alguma informação ? Tem alguma informação adicional ? Não deixe de entrar em contato pelo formulário de contato localizado no fim da barra lateral a direita da tela

ChangeLog:
  • 21.01.2019 - Adicionado informação que a numeração serve para todas as monarks e não apenas para as monaretas
  • 22.01.2019 - Adicionado informação de inicio com "F", com base em monark brisa mirim vista presencialmente e comparadas com outras que eram sabidas serem dos anos 90
  • 11.02.2019 - Adicionada informação de inicio com "LC", com base na colaboração Rodrigo Bastos que possui uma Monark Off Limits da linha mountain comprada em 1995 com nota fiscal
  • 27.05.2019 - Alterado maneira de identificar, conforme pesquisas de "cucanunes" e "Thiagoliveira" o padrão anterior não estava calculando de maneira correta.
  • 09.03.2020 - Corrigido falha no calculo de chassi iniciado com números (em alguns casos não conseguia identificar o ano)
  • 07.04.2020 - Corrigida falha no calculo do chassi com inicial alfanumérica a partir da letra "E". Bug no cálculo descoberto por BORTOLINI em 1 de abril de 2020 18:29.


ATENÇÃO!
Acredito que chegamos ao limite de comentários neste tópico, a dias o blogger não está mais exibindo novos comentários, achei que era um problema temporário mas não é.

250 comentários:

  1. Olá amigo, meu amigo tem uma monareta mirin com essa referência A874456.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então ela foi fabricada em 1980

      Excluir
    2. Olá eu comprei um Quadro de monark e ela começa assim C457476 em tão que disse que ela e uma 82 ???

      Excluir
    3. Eu tenho uma serie olimpic, mas o ano de fabricação é 81, pois começa com B. Correto?

      Excluir
  2. Olá tenho uma monark com a numeração LH542179

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Pois é, LH pelo que sei é das mais novas. Qual o modelo da sua bike? É uma barra circular?

      Excluir
  3. Olá,por gentileza eu ganhei uma Monark Barra circular com início F'... Aplica-se a regra dos anos 80? Isto é, seria de 1986? Ela está adesivada com Monark superturbo... Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola! Pela regra iniciando com F seria de 1986, mas se você ver o catálogo da monark de 2013 (http://www.monark.com.br/pdf/catalogo-monark-2013.pdf) o quadro também é chamado de "superturbo", pesquisando um pouco na internet não encontrei nenhuma referência de em 1986 ser o modelo "superturbo" (pode ver no catálogo de 2013 que os adesivos do quadro dizem "superturbo", mas os adesivos de 85,86, 87 não tem. Por acaso esse quadro da sua bicicleta tem mais letras? Se tiver pode ser a "nova geração" da Monark e não das antigas, outro detalhe que ela pode ter sido pintada/reformada e instalado os adesivos modernos em um quadro antigo (não sendo uma "superturbo" mas uma barra circular clássica.

      Excluir
    2. O quadro possui essa numeração. F101221... Fica gravado próximo ao canote do banco certo? Analisando o catálogo de 2013 percebi duas coisas... O garfo da minha tem aquela "chapinha" em "inox" ou alumínio, não sei ao certo, mas tem o logo da Monark e o final da garupa tem uma elevação maior. sendo assim ela deve ter sido reforma mesmo né... Os aros, paralamas, mesa e guidão não possuem marcações... O restante tudo bate com as "pesquisas" que fiz...

      Excluir
    3. Então é isso mesmo, ela foi reformada, não é uma "superturbo" e sim uma clássica barra circular.

      Excluir
    4. Muito obrigado por todos os esclarecimentos Marcos!

      Excluir
    5. Disponha, sou meio novo nesse ramo, então tenho muito que aprender ainda, mas no que estiver ao meu alcance pode contar comigo.

      Excluir
  4. boa noite.... temos uns quadros de monareta q começam pelo numero... 53.... e 93...seriam da década de 70?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pela regra acima, iniciado por 53 fabricada em 75 e iniciada em 93 fabricada em 79

      Excluir
  5. Tenho uma Brisa com o chassis 425705. Pela lógica desse post, ela foi feita em 74, mas a brisa é da década de 80. E agora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está ai uma bela pergunta. Como sabe que foi feita em 74? A lógica utilizada aqui foi encontrada em alguns foruns e grupos de whatsapp.

      Excluir
    2. Não sei. Comprei como se fosse 86, mas sem comprovação. Cheguei aqui querendo saber. E pela lógica apresentada,(não tendo letra e começando com o número 4) corresponde a 1974. Ouvi falar de brisas da década de 70, mas até agora, nada confirmado

      Excluir
    3. Está com pintura e adesivos originais? quem sabe ai da para saber, ou na catraca, se for original da monark vai constar o ano de fabricação, já é uma boa pista

      Excluir
  6. Boa tarde eu tenho uma monark aqui que ela acabou ela no meio que ela camelo acho que é 71 não sei aí a numeração fica debaixo da caixa de centro a numeração é 190 684 dois eu poderia saber o ano de fabricação dela






    ResponderExcluir
  7. Tenho um quadro de monark adventure segundo o site as iniciais em F seriam data de fabricaçao em 1990 mas quando coloco o codigo na pagina constou data de 1986 isso confere? O quadro é da minha irmã ela comprou mais ou menos no fim dos 90
    Quadro F150193

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pela regra acima seria 86 mesmo. O quadro dela é de ferro ou de aluminio?

      Excluir
  8. Verifiquei e a minha monarck é de 1981, numeração B 212699, monarck senhora aro 26, mais me veio uma dúvida, as monarck desse ano pelas fotos que pesquiso só acha com freio contra pedal, a minha é freio varão inglês possuindo inclusive o engate do freio traseiro soldado. Me ajude. Só sei que ela é original azul.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá João José! Certeza que é uma monark senhora? Por acaso não seria uma Monark Tropical ? Veja como é a tropical: https://blogdasmonaretas.com.br/2017/02/14/monark-tropical/

      Excluir
  9. Boa tarde, ela possui aquele M depois da curva do quadro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O "M" no meio do quadro não é exclusividade da monark "Senhora" veja o link (https://blogdasmonaretas.com.br/2017/02/14/monark-tropical/) que passei anteriormente, logo na primeira foto, veja se a sua não é assim.

      Excluir
  10. Olá boa tarde, adquiri recentemente uma bicicleta monark barra circular no qual o número do quadro é 7252908 então gostaria de saber o ano de sua fabricação, se alguém puder me ajudar desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola José Silva, pelo que parece é 77, mas não tenho certeza sobre isso.

      Excluir
  11. Bom dia tenho um Monark 10 como saber se ela é super ou crescent série JC792460

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola! Veja se esta postagem lhe ajuda: http://pedaljpa.blogspot.com/2011/11/monark-10-cronologia.html tem o comparativo entre os modelos monark 10

      Excluir
  12. A série JC 792460 pelo q vi é ano 90 , o que seria a super 10 , só não sei se estou correto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, pela numeração parece mesmo ser dos anos 90, pelo que vi na Crescent e Positron foi adotado caixa de centro com rosca interna e chavetas na fixação do conjunto, antes era monobloco, então, se esta informação for verdadeira, se o movimento central (pé de vela) for inteiro vai ser uma super 10, se for em partes e com chaveta vai ser a Crescent ou até mesmo uma Positron

      Excluir
  13. Bom dia! O meu quadro monark quebrou e foi soldado (eu acho) uma outra peça (foi comprado assim) e eu desconfio que seja da epoca de 80 a 89/90 por ter a traseira alongada mas procurando os modelos na internet nenhum bate (nem os modelos dos anos 70 por nao conter o brasao na frente) ela nao tem o suporte de capa corrente e nem marca se ele foi retirado. Teria algum outro jeito de saber o ano dele? (Ps: a capa de quadro e das longas pelos buracos serem um longe do outro e alias o quadro foi comprado praticamente sem nada)

    ResponderExcluir
  14. Tenho uma monark com a numeração
    02958311
    Qual o ano dela?

    ResponderExcluir
  15. Olá amigo! Tenho uma Ipanema com número de série E323247. A calculadora serve para ela também? Pela lógica ela seria 1984, mas me parece bem mais antiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola! Pelo que sei serve para todas as monarks, por que acha que a sua é mais antiga? Abaixo do ano 80 era Monark Princesa, no ano 80 foi atualizada e virou a Monark Ipanema que foi fabricada até 85, depois de 85 passou para a Monark Brisa

      Excluir
    2. Oá Marcos, desculpe pela demora em responder. Ela tem alguns detalhes que não consigo encontrar referências, por exemplo: o olho de gato no paralamas traseiro é retangular, fino e comprido, embutido numa moldura cromada e rebitado ao paralamas, em ambos paralamas têm o logo Monark com 5 estrelas estampado, os adesivos têm um quadriculado, como se fosse uma grade, e são todos na cor branca. grande abraço e um ótimo 2020!

      Excluir
    3. Olá! Infelizmente não vou conseguir lhe ajudar, pesquisei aqui no que tenho e não encontrei nada.

      Excluir
  16. Comprei uma monareta com o numero do quadro 8086639 que ano seria

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  18. Eu tenho uma bike com o numero F749075. Eu usei a logica dos numeros e letras e bateu 1995. Mas nos calculos, bateu 1986. Não sei o modelo não kk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como chegou a 1995? se inicia com a letra F é para ser 86 mesmo. Lembrando que este calculo não é oficial, a Monark nunca se pronunciou, é uma base na experiência de alguns colecionadores.

      Excluir
  19. Tenho uma monark 10 com número 608185 qual seria o ano de fabricação?

    ResponderExcluir
  20. tenho uma com Inicias FF. que ano seria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não tenho esta informação, mas por ser 2 letras deve ser das ultimas

      Excluir
  21. Bom dia eu tenho uma bicicleta monark Barra circular comprei ela já bem surrada em 1987 com a numeração f379733 freio contra pedal seguindo a regra de cálculos fiquei em dúvida impossível ela ser de 1986.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo calculo seria mesmo de 86, está com os adesivos originais? observe o formato da garupeira, se passa pela frente do seat tube (tubo do canote/banco) é dos anos 70

      Excluir
  22. Boa noite tenho uma monark bem antiga nao sei q ano ela é.Ela tem o garfo arredondado, o adesivo e de chapa com uma coroa no garfo e na parte frontal do quadro e no garfo traseiro próximo do encaixe da roda tem o número 47. Será que da pra identificar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dificil, tenta procurar no google imagens ou poste alguma foto que tento ajudar

      Excluir
  23. Boa noite tenho uma MONARK barra circular luvada ela tem a numeração 44826 nao tem letra,devido o modelo do quadro eu a reconheço como uma 1988,sera que estou certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pela tabela seria um 74, mas a tabela não é oficial, é com base em conhecimento de alguns colecionadores. Ela tem os adesivos originais? garupa e paralamas? por ai da pra ter uma idéia se é uma 88.

      Excluir
  24. Minha monark tem a letra P qual seria o ano dela

    ResponderExcluir
  25. Ola eu tenho uma monark 10 e nao sei o ano gostaria de saber . o numero dela é 83861 . Foi o unico numero q encontrei no quadro . Vc sabe me informar de qual ano ela seria! Obrigado

    ResponderExcluir
  26. minha monark barra circular, a numeração começa com 57
    sem letra, só numeros, que ano ela é?

    ResponderExcluir
  27. Olá tenho uma sehora m e não sei o ano alguém pode me ajudar? N chassi b766037

    ResponderExcluir
  28. Ola tenho uma senhora m chassi b766037

    ResponderExcluir
  29. Olá tenho uma Monark 10 super, com numeração 617215.Quem ano será?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por ser uma Super e pela numeração deve ser uma 1976

      Excluir
  30. Olá boa noite,tenho uma Monark brisa com o número de série FF27826, você sabe me informar em qual década ou ano ela foi fabricada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola! Iniciada com F seria fabricada em 86, mas é a primeira que vejo que inicia com 2 letras, então não sei lhe informar

      Excluir
    2. Boa tarde comecando com a letra b78

      Excluir
  31. Olá boa noite, tenho uma Monark brisa com número de série FF27826 , você sabe me informar qual década ou ano ela foi fabricada?

    ResponderExcluir
  32. Boa tarde, comprei uma barra circular em uma oficina o numero dela é ff86648 qual seria o ano de fabricação dela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Tarde! Infelizmente iniciado com "FF" é das "mais novas" (feita em uma fabrica terceirizada pela monark), portanto não temos nenhuma informação a respeito.

      Excluir
    2. Mais novas da decada de 90 ou já seria 2000?

      Excluir
    3. Infelizmente não sei lhe dizer, tenho um conhecido que tem uma monark 10 iniciada com JC e é dos anos 90 (comprou nova e tem até a NF)

      Excluir
  33. Tenho uma monark 10.E o número embaixo da caixa de centro 343336 é outro 3 sozinho de lado em outra face debaixo da caixa de centro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece ser dos anos 70. aqui tem uma em restauração: https://www.pedal.com.br/forum/restauracao-de-uma-monark-super-10-dos-anos-70_topic55914_page1.html

      Excluir
  34. Tenho uma monark 10 é o número q encontrei foi embaixo da caixa de centro 343336 outro 3 de lado em outro lado da caixa de centro qual será o ano amigo

    ResponderExcluir
  35. Tenho uma monareta com a letra C então é 82

    ResponderExcluir
  36. Boa tarde amigo.
    Onde consigo saber o ano de fabricação de uma moto monark 150cc?
    Agradeço antecipadamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola! Infelizmente não sei, por acaso é uma Monark "Jawa" ?

      Excluir
  37. Boa tarde eu tenho uma Monark parece ser uma Monark 10 o número dela não começa com nem uma letra simplesmente tá assim 244664

    ResponderExcluir
  38. Queria sabe o ano da minha bicicleta monark numeração F122686

    ResponderExcluir
  39. GH10121237 esse é o número de série da minha que ano deve ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando inicia com 2 letras é das mais novas, normalmente fabricadas por terceirizadas da Monark, infelizmente não tenho nenhuma informação a respeito. (com exceção de iniciada por "LC" que foi fabricada em 1995

      Excluir
  40. Comprei uma como sendo monark super 10 e gostaria de saber o ano dela os numeros que achei foram kb759039

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, iniciadas com 2 letras, a única informação que temos é quando se inicia com LC

      Excluir
  41. Boa tarde Marcos!!! Tenho duas monark's, uma o quadro inicia com a letra B e a outra com a letra F sendo assim elas seriam dos anos 1981 e 1985 respectivamente, correto?

    ResponderExcluir
  42. BOA TARDE:
    tenho uma barra circular que inicia com a letra F
    seguindo o que esta explanado no texto:
    A regra é simples, se a numeração começar com uma LETRA, é década de 1980..
    A = 80
    B = 81
    C = 82
    D = 83
    E = 84
    F = 85

    já o limk que faz o calculo automaticamente me informa que ela é 86
    portanto qual esta correto?
    a não ser que eu tenha me enganado...
    obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! Corrigido o cálculo, estava incorreto a partir da letra "E". Obrigado.

      Excluir
  43. Olá. Tenho uma Monark Barra Circular e,por suas características, tudo indica ser uma 90 ou 91. Sua numeração é A863321. A Calculadora diz ser uma 80 mas creio que essa informação não é verdadeira. Peço a ajuda aos colegas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Pela tabela que temos, iniciada com A é para ser de 80, como chegou a conclusão que é uma 90/91?

      Excluir
  44. Recentemente um amigo meu comprou uma Monark 10 em que tinham reformado e colocado os adesivos da Caloi 10.unica numeração que achei foi umas nos manete que retratam do ano de 80 mais especificamente janeiro de 1980 mais não sei se os manete são original tem algum outro jeito de eu descobrir o ano pelo quadro,aparentemente os aro são original são de ferro cromado e as pistas são 100% lisas e tem só o escrito Monark na face da raiacão o freio traseiro que eu acho que seja de outra bike tem acionamento superior e é de alumínio e o da frente acionamento superior tbm só que de ferro a mesinha e preta e o garfo foi tapado com fita isolante,são no avanço presos com uma abraçadeira.e infelizmente tá sem canote e não acho de feito nenhum já fui em várias oficina parece que ele não é 25,4 nem 26,8.se alguém souber de algo,a e parece que por baixo da pintura ela era azul mais na parte onde normalmente se coloca o descanso tem vestígios de vermelho e azul tbm.

    ResponderExcluir
  45. Olá! Tenho uma monark ranger aro 26 quadro tamanho 19" o número de série que fica a baixo do selim é LB589148, Teria como saber o ano de fabricação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Infelizmente quando inicia com 2 letras a unica informação que temos é quando inicia com "LC", com base na colaboração Rodrigo Bastos que possui uma Monark Off Limits da linha mountain comprada em 1995 com nota fiscal. As iniciadas com 2 letras eram da fase "terceirizada" da Monark

      Excluir
    2. Estou muito grato por responder. Obrigado.👍😁

      Excluir
    3. Tenho muito a aprender ainda, mas sempre que posso ajudo, conhecimento é para ser compartilhado.

      Excluir
  46. A partir da versão 90, a tubulação abaixo da sela foi encurtada e a 91 foi a última a utilizar o sistema de encaixe dos tubos fixada com latão.

    ResponderExcluir
  47. Estou restaurando uma monark crescent 71, já foi repintada. Gostaria de fazer na cor original desse ano. Alguém saberia me dizer as cores feitas esse ano?

    ResponderExcluir
  48. Por gentileza, tenho esta Monark 10 que um colega me deu e tem essa numeração embaixo da caixa do pedivela HB749050. É vermelha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola! Infelizmente iniciado com 2 letras não temos informações

      Excluir
  49. Alguém sabe me dizer quais sãos os nomes e modelos de todas as monark barra circular?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://monaretas.wordpress.com/a-historia-da-barra-circular/

      Excluir
  50. Boa noite ganhei uma mornak 10 com uma numeração bem em baixo do quadro com a numeração 671149 qual seria o ano dela e o modelo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1976, provavelmente é uma Monark 10 Crescent, mais informações aqui: https://monaretas.wordpress.com/2016/11/28/monark-crescent-a-primeira-speed-da-monark/

      Excluir
  51. Tenho uma bicicleta monark barra circular antiga aro 26.
    Com a numeração a baixo do silim B 114164.
    Aí gostaria de saber qual seria o ano dela.

    ResponderExcluir
  52. Realmente funcionou, a numeração da minha é FF03266, 1985 no caso. A informação bate porque o pneu da minha é um Pirelli BM90 26 (provavelmente original) que marca o ano de fabricação também em 85

    ResponderExcluir
  53. Boa noite tenho uma Monark 10 mais gostaria de algumas dicas pois não achei o número de série

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola! Se não estou enganado, o número da monark 10 fica embaixo do movimento central (pé de vela)

      Excluir
  54. Tenho uma Monark Brisa LB119952 alguém poderia me dizer o ano dela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola! Infelizmente com 2 letras não temos informações concretas

      Excluir
  55. Tenho uma monark que comeca com M e mais 5 numeros como identificar o ano na tabela, obrigado.

    ResponderExcluir
  56. Então a Olé 70 seria 20 ou 0? Pq a BR 65 começa com 15 a Rei Pelé 16 e daí por diante. Se a Brasil 71 começa com 1 a Olé só pode ser começada com 0 ou 20.

    ResponderExcluir
  57. Boa tarde, Eu comprei uma monark BRisa que o numero de serie começa com A 615182, ela foi pintada de outra cor e eu gostaria de reformar com a cor original da epoca, mas gostaria de saber o ano.

    ResponderExcluir
  58. Olá pessoal, tenho um quadro de monark de número A310711 , seria possível me falar qual seria o ano de fabricação?

    ResponderExcluir
  59. Olá tudo bem? Possuo uma Monark 10 com o múmero de série 627860, qual seria seu ano de fabricação? Agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
  60. Boa tarde eu tenho uma bmx com à numeração 201086 qual o ano seria?

    ResponderExcluir
  61. Valmir Francisco pimentel23 de julho de 2020 às 17:22

    Tenho uma monark barra circular pelo jeito e 1988 não tem número de identificação nem perto do celia nem na caixa de centro porém todos os outros detalhes conferem com uma bicicleta barra circular 1988 inclusive á cor está sem os adesivos pra dificultar mais ainda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será que foi repintada e acabou escondendo a numeração?

      Excluir
  62. Ola! Comprei uma monark tropical
    Com as letras LE102038 no suporte do selim saberia me dizer o ano..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Iniciada com 2 letras é mais nova, única iniciada com 2 letras que temos informação é "LC"

      Excluir
  63. Fala Marcos. Tudo certo? Cara, recentemente eu adquiri uma Monark 10 de cor roxa com a numeração JB756431. Segundo a sua calculadora, ela é datada de 89. Só não tenho certeza se essa sua calculadora enquadra as speed ou só as monaretas. O que você me diz? Se enquadra ou tenho que pesquisar mais um pouco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola! Tudo certo e ai? Olha, única que inicia com 2 letras é com inicio JC que a calculadora identifica, conforme consta na postagem:
      "11.02.2019 - Adicionada informação de inicio com "LC", com base na colaboração Rodrigo Bastos que possui uma Monark Off Limits da linha mountain comprada em 1995 com nota fiscal"

      Excluir
    2. Pode crê. De qualquer forma, valeu pela ajuda. Vou continuar tentando descobrir o ano dela. Obrigado

      Excluir
  64. Ola amantes de bicicletas clássica, tenho uma monark 10 100% original que adquiri já alguns anos de de um senhor que tinha ela a décadas nº 194932 ou seja, ano 1971

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns! Uma monark 10 100% original é difícil de encontrar.

      Excluir
    2. muito estranho, a minha monark 10 começa com '2'. mas em 1971 e 1972 ja existia monark 10?? achava q só existia caloi 10, e as monark 10 surgiriam la por 1974.. o q me dizem?

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Tenho um catalogo da Monark de 74, e nela tem uma "monark 10" mas se chamava "Olimpica 10", não tenho catalogos anteriores para confirmar se já existia ou não.

      Excluir
  65. as que se iniciaram antes de 1970, como as gemini 1968 e 1969 também começam com numeros mas não seguem essa regra, provavelmente este padrão ainda não havia sido criado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, por isto a regra acima é valida de 1970 pra frente. Obrigado pela contribuição

      Excluir
  66. as gemini 1968 e 1969 começam com numero e não seguem a regra

    ResponderExcluir
  67. Gostaria de saber o ano desse quadro A102194 e daquele ms quadrado,pela pesquisa diz que é 80 ms tenho uma barra circular anos 80 é diferente

    ResponderExcluir
  68. Boa noite Marcos. Comprei hoje uma bike B130008. Tem adesivo Monark tropical mas não dá claramente para ver que nãoé original. Não achei nada na coroa. Como posso saber se realmente é tropical 1981. Não achei uma foto sequer de uma 1981 para comparar. Ela pintada de vermelho mas parece que tem lilás por baixo. Saiu em 1981 tropical lilás ? Tem algum link de alguma tropical 1981 ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola! O quadro é cachimbado? Qual tipo de freio e garupa ? Tem monark tropical sendo vendida até hoje

      Excluir
    2. Quadro não é cachimbado . Freio contra pedal e garupa bagageiro.
      B130008. Não tem nenhuma marca de solda e não tem o M

      Excluir
    3. Tenho um catalogo da monark 81, o bagageiro é igual da monark homem, o quadro é cachimbado e tem o "M", tenho o catalogo da 84, o quadro é igual da 81, observe a curva do tubo superior, proximo ao movimento central, se é uma curva mais suave (vai ser uma "moderna" (anos 90) e sem o M mesmo), se for uma curva mais acentuada vai ser uma dos anos 80 mesmo, pode ser que alguem tenha removido o "M". Pena que aqui nos comentários não tem como por imagem, mas pesquise no google images "monark tropical" e compare a curvatura do top tube que vai ser fácil identificar

      Excluir
  69. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  70. Tenho uma monarca de 1977 quero saber qual eo real valor dela não e totalmente original tem peças diferentes mais o quadro e original ate amassado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem muitas variáveis, a pintura é original? tem ferrugem? trincas?soldas? quais peças não são originais? de maneira geral o quadro é a peça mais fácil de encontrar, o resto que está ficando escasso.

      Excluir
  71. Olá amantes de Monark.
    Comprei uma Monark recente, o número do chassis está somente 96. Pela lógica compartilhada ela é do ano 79, mas tenho minhas dúvidas.
    Vi na internet um modelo 79 e não parece tanto.. mas também peguei alguns modelos mais novos e também não bate.
    Lembra um pouco o modelo 89.
    Conseguem me ajudar? Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola! Assim fica dificil, se puder passar mais detalhes dela ou compartilhar alguma foto fica mais fácil.

      Excluir
    2. Oi Marcos, obrigado pelo pronto retorno.
      Não vi opção de compartilhar imagem. Mas compartilho algumas fotos que está no Drive.

      O número do Chassis realmente está só "96"

      https://drive.google.com/drive/folders/1HTIg6mrcnI_b3ru2uc7z2R3nl5_46o1z?usp=sharing

      Abraço.

      Excluir
    3. Ola!
      Será que não é uma Barra Circular TS 87?
      veja este video: https://www.youtube.com/watch?v=oICGHpvSftw
      vendo o acabamento no tubo superior, o formato das ferraduras do freio inglês, a inserção da garupa no quadro, parece muito ser esta, veja o que acha.

      Excluir
  72. Parece muito mesmo. Acabei de encontrar algumas 89 muito parecidas e inclusive os adesivos. Com certeza essa bike é da década de 80 mesmo.
    Pelo que estou vendo, as de 89 tiveram duas versões.
    Sou muito novo nessa pesquisa do Monark, e estou curtindo de mais.
    Não sei se os adesivos contam nessa avaliação de data.

    Tenho acompanhado todos os posts e o que realmente me intriga é essa numeração única no chassis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é, esta numeração é mesmo bem estranha, os adesivos podem ser referência sim, mas não muito importante pois podem ter sido trocados durante a vida da bike.

      Excluir
  73. Boa tarde gostaria de saber se alguém pode me dizer qual é o ano da minha bike ela tem a seguinte informação
    é 1C 787 ou lC 787

    ResponderExcluir
  74. eu tenho uma bmx pantera e a numeração é 269552 mas se for seguir esse padrão aí dá que ela é 1972, mas as bmx pantera são dos anos 80

    ResponderExcluir
  75. também tenho uma monark 10 e que a numeração começa com 1(o que significaria que ela é de 1971), mas acredito que não existe monark 10 desse ano, certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes de se chamar monark 10 era monark crescent, mas se não em engano foi fabricada a partir de 72, teria que dar uma pesquisada no assunto

      Excluir
  76. Amigo, essa regra se aplica aos ciclomotores MONARK? tenho uma Monark Monareta Sachs e estou tentando descobrir o ano dela, o chassi é 115012. pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  77. Marcos, tudo bem? Estou com uma Tropical que pelo que pesquisei é dos anos 90, serial F788362, mas na calculadora informa como sendo 1985. E tenho um quadro de Barra Circular com início FF. Seria dos anos 90 ou mais novo? Agradeço pela atenção novamente. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  78. Tenho uma Monark com o número do quadro 1726122 pelo que eu verifiquei é ano 71, gostaria de saber o Modelo desse ano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. qual bicicleta é? monareta, barra circular, senhora...

      Excluir
  79. Sou iniciante,e acabei de comprar uma bike com a seguinte sequência:
    0395729!
    Saberia me passar mais informações?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente iniciado com 0 não tenho informação, qual bike é?

      Excluir
  80. Quero reformar um quadro mas antes quero saber sobre ele, V910C04470

    ResponderExcluir
  81. Oi, comprei uma monark ranger com a identificação A559365 e queria saber o ano e modelo, pode me ajudar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A monark ranger saiu em 85, mas pelo número do quadro seria fabricada em 80.
      mais informações da monark ranger podem ser vistas aqui: https://monaretas.wordpress.com/2016/12/10/monark-ranger-a-1a-montain-bike-da-monark/

      Excluir
  82. Bom dia
    Funciona para Caloi? Coloquei os números da minha Berlineta mirim nr 615237 e dá o ano 76. Será que serve pra Calou?

    ResponderExcluir
  83. Marcos muito obrigado pela informação obtida. Minha Monark 10 é ano 76. Nasceu um ano depois de mim.

    ResponderExcluir
  84. Olá Marcos ganhei uma Monark City que estaca guardada nunca foi usada o chassi dela e A624938, vc consegue saber qual ano de fabricação dela, regitrento@gmail.com, obrigado

    ResponderExcluir
  85. A minha é uma Monark10,ano 72 como faço para saber se é super ou crescente 10?

    ResponderExcluir
  86. Tenho uma monark 10 com câmbio dimosil e freios tourney e no garfo uma ombreira cromada. Seria uma super 10, positron ou crescent? Sabe dizer?
    O numero do quadro é 63246.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  87. Boa noite, tenho 61 anos de idade e possuo uma bicicleta Monark, meu pai comprou quando eu tinha 4 anos o nº de série é:515455, está aparecendo como se tivesse sido fabricada em 1975.
    Grato!
    Alexandre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! Qual bicicleta é? as Monaretas de primeira série tinha um padrão diferente de numeros

      Excluir
  88. Olá, comprei uma Monark de speed antiga. Grupo Shimano, cubos altos 36 furos, freios center pull, serial 366638 (nao tem letra, apenas o numero 11 separado. Segundo a calculadora ele é ano 73 mas o cachimbo não tem os furinhos dos rebites da placa de latão. Ela tem as braçadeiras de plastico preto da Positron. os cambios e alavancas sao genericos. Enfim, poderia me ajudar a datar ela? obrigado.

    ResponderExcluir
  89. Bom dia amigo pode me tirar uma dúvida,tenho uma monark barra circular neste verificar ano de fabricação fala que é 1985 mas ela tem um adesivo de 2001 na frente o número é ff90192 pode me responder neste diairededeus@gmail.com obrigado valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! Iniciado com 2 letras é fabricação "moderna", não temos informações sobre estes modelos

      Excluir
  90. Boa Tarde, comprei uma Monark Maraton ,a numeração dela e 559432, poderia me ajudar a descobrir o ano dela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabens pela aquisição, esta é bem antiga, até onde sei é dos anos 50, fazendo uma pesquisa rapida, encontrei informações de fabricação entre 52 e 58

      Excluir
  91. Bom dia, sei que já vocês já colocaram um facilitador para verificação do ano das monark, tenho uma Monark 10 com o número de série 212864 (em baixo do movimento centraL). No aplicativo de vocês mostra como ano 1972. Minha dúvida não sei se estou correto, é que li em algum lugar que as Monark 10 foram lançadas em 1973. Desde já agradeço pela atenção.

    ResponderExcluir
  92. Eu tenho uma monark barra circular ja faz 3 anos mais ela n tem o numero de baicho do banco no canote algum tempo da vida dela alguem tiro dala.em algum lugar do quado tem esse numero alem desse. Pelas pesquisa q fiz eu acho q ela é 86

    ResponderExcluir
  93. Possuo uma Monark ranger 10 speed,procurei informações mas não encontrei. Alguém pode me ajudar?
    Número de série na abraçadeira do selim é- A349349.
    Obs.todas as peças são timbradas com o logotipo da Monark

    ResponderExcluir
  94. Tenho uma barra circular chassi 6F69789. É uma 1976, né isso? Caso confirme, estranho os dois tubos que avançam do selim, na parte de cima do quadro, serem curtos, e não alongados como vejo em fotos da 1976

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quais tubos? os da garupa que passam a frente do "canote" ?

      Excluir